Educação Infantil é o Momento Que a Criança Desenvolve Capacidades Que a Permitirão Ir Além de Seus Limites

Seria Bom Seu Filho(a) Ter Acesso a Uma Escola Que Ajude a Desenvolver o Que Ele Tem de Melhor?

Sim! Quero Que Meu Filho(a) Cresça e Aprenda em Um Ambiente Onde Se Sinta Feliz, Querido, Amado e Confiante para Superar Medos e Desafios!

AGENDAR VISITA

Se você preferir, pode chamar nossa Equipe pelo WhatsApp. Preencha seu nome, fone e email, que em breve será atendido.

Agora, se preencher o formulário completo, nosso sistema irá liberar em 10 minutos todas as informações por email para você.

privacy 100% seguro

• Valores Meio Período e Período Integral
  • Horários Meio Período e Período Integral
  • Informações e Valores de Material
  • Informações sobre Cantina
  • Informações Condições de Pagamento

Veja Mais Sobre Educação Infantil do Colégio Álamo

Quero Agendar Uma VisitaEducação Infantil

Adaptação Escolar na Educação Infantil no Colégio Álamo

Quero Agendar Uma VisitaEducação Infantil

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na Educação Infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança.

A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive,  ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável.

Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.

Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.

O processo de adaptação da criança ao novo mundo da escola é fundamental para sua formação sócio-cultural.

Muitas pessoas estão envolvidas neste período, não apenas a criança em si, mas professores, colegas, pais e toda a comunidade escolar. É uma fase delicada, que requer grande atenção e dedicação por parte de todos.

Nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação,  pois acreditamos que a sua presença trará segurança à criança facilitará a formação de vínculos afetivos com o professor e com os demais colegas de seu filho.

Muitas vezes essa adaptação não é só da criança. Os pais também precisam estabelecer um vínculo de confiança sólido com a escola.

Uma  boa adaptação da criança à escola requer confiança e ajuda por parte dos pais, é comum que a família fique ansiosa.

Estamos falando de “marinheiros de primeira viagem”, para quem o momento é de muitas incertezas: o filho vai ficar bem na escola? Vai gostar? Vai se adaptar a todas as novidades? E se chorar demais?

A entrada da criança na escola acontece cada vez mais cedo e vários cuidados devem ser tomados, portanto listaremos algumas dicas práticas aos pais:

• Explicar à criança que ela ficará em um lugar chamado escola. Nesse lugar vamos para aprender, brincar e encontrar outras crianças e adultos;
  • Não esconder informações e tão pouco criar outras, para que a realidade seja sempre compatível com as informações geradas;
  • Cumprir os horários estabelecidos para este período. Minutos significam horas para as crianças;
  • Lembrar sempre que o choro faz parte desse processo e que muitas vezes a criança pode utilizar-se deste recurso para conquistar o que deseja, cabe aos pais serem firmes nas condutas discutidas com a professora em sala;
  • Perguntar tudo o que quiser para a professora ou a coordenadora para que ela possa tirar todas as suas dúvidas.

Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.

Equipe Álamo

Acontecendo no Colégio Alamo Valinhos