Programa de Ensino Bilíngue

Certificação opcional pela Cambridge University

O Programa Bilíngue oferecido pelo Colégio Álamo tem como proposta uma solução educacional que torne os alunos aptos a compreender, falar, ler e escrever em inglês.

O material utilizado  PES – Positivo English Solution é adotado para os alunos do Ensino Fundamental  do 1º ao até o 9º ano, com carga horária de 4 aulas na semana, estimulando o aprendizado do inglês, que  acontece por meio de atividades instigantes e contextualizadas.

Um material didático produzido em parceria com a Cambridge University Press, através de assessoria especializada e   contínua no processo por meio de profissionais qualificados internacionalmente, além dos exames internacionais de proficiência.

O PES também agrega material didático específico (em parceria com a National Geographic Learning/Cengage Learning).

Parar os alunos do Grupo 4 e Grupo 5 da Educação Infantil, são oferecidas  4 aulas semanais, com um material especificamente preparado, levando-se em consideração a oralidade, que é a forma natural com que uma criança aprende uma língua, por meio de  registros e atividades lúdicas e brincadeiras, aliadas ao universo infantil.

Com o Programa Bilíngue, os alunos interagem fácil e rapidamente com a Língua Inglesa, através do currículo oferecido nas aulas.

pes-quadro-comparativo

Para QUEM é o Programa Bilíngue

O Programa Bilíngue do Colégio Álamo, desde 2018, é curricular. Ou seja, o Programa Bilíngue integra a grade curricular do Infantil e Fundamental.

DÚVIDAS FREQUENTES

Meu filho está matriculado no Programa Bilíngue

O que falta para o colégio estar certificado internacionalmente?

A certificação internacional faz parte de um processo, onde iniciamos com o Programa Bilíngue, formamos 02 turmas e passamos por uma avaliação internacional e certificação.

Se meu filho sai do colégio antes do 9º ano ele perde a certificação?

Não, ele pode buscar a certificação em qualquer órgão/instituição credenciado, inclusive no Colégio Álamo.

A partir dos 4 anos (Grupo 4) os alunos da Educação Infantil podem vivenciar atividades lúdicas e criativas com o objetivo de se familiarizar com a Língua Inglesa. Através de jogos, músicas, arte, teatro, pintura, desenho, colagens, histórias variadas, nossos alunos se apropriam de um vasto vocabulário onde relacionam tudo o que “descobrem” ao significado dessas descobertas em seu dia a dia.

Os registros acontecem de acordo com a proposta pedagógica da escola e respeitando as fases do desenvolvimento infantil.

Os alunos podem matricular-se no Programa Bilíngue, em contra turno às atividades curriculares, onde irão frequentar 10 aulas semanais (duas aulas diárias com tempo de 30 minutos cada uma).

INFANTIL

A PARTIR DO G4 = 4 anos

FUNDAMENTAL 1

+ de Fundamental 1

Iniciamos nesta etapa o processo de sistematização da linguagem escrita e seus componentes de vocabulário, gramática, ortografia e texto.

Respeitando os níveis de desenvolvimento de cada etapa e relacionando estas atividades à Proposta Pedagógica do Colégio, nossos alunos entram em um processo de aceleração da aquisição da língua. Temos por objetivo a plena condição para, a partir do Ensino Fundamental II, darmos um direcionamento mais amplo ao processo de fluência na Língua Inglesa.

As aulas ocorrem em contra turno ao período curricular de aulas, totalizando 10 aulas semanais (2 aulas diárias com tempo de 50 minutos cada uma). Para 2018 o Bilíngue é curricular do 1º ao 5º ano.

FUNDAMENTAL 1

DE 6 A 10 ANOS

FUNDAMENTAL 2

+ de Fundamental 2

O Programa Bilíngue para este nível de ensino, em razão dos objetivos de fluência e certificação pela Cambridge University , já está inserido no currículo do curso.

Ou seja, a grade curricular nacional propõe 2 aulas semanais de Inglês e para contemplar os objetivos do Bilíngue temos o dobro: 04 aulas semanais de Inglês incluídas no currículo do curso, não sendo necessária a frequência em contra turno.

Nesta etapa utilizamos o Material – Positivo Enghish Solution (PES) – o qual contempla os objetivos para esta etapa.

FUNDAMENTAL 2

DE 11 A 14 ANOS