O que é Escola na concepção Álamo de Educar

Escola é o local onde ocorrem as mais significativas relações sociais. Relações essas que promovem conhecimento, desafios, conquistas. Onde também lidamos com fracassos e frustrações e eis aqui o maior desafio do ensino: compreender a maneira para tornar esses momentos cada vez menos problemáticos e cada vez mais enriquecedores. Formamos vencedores na arte de viver e ser feliz!

A Escola para nós representa uma instituição comprometida com a formação do educando, necessitando ser um local de diálogo e confiança. Um espaço privilegiado ao desenvolvimento global do aluno, onde as ações sejam devidamente organizadas e planejadas para esse objetivo. O compromisso da escola é também social, político, econômico, cultural e principalmente Cristão. Nela são vividos valores que servem para a formação do cidadão do amanhã. O material da escola é humano e isso deve ser levado a sério. Uma escola jamais pode tornar-se um local de reprodução, de afunilamento, de modelos rígidos. A Escola de hoje precisa

ser um espaço aberto, um local onde se estimula o pensar e o agir com consciência, gratidão, ética, respeito e amor. Eis nosso objetivo.

A Escola é formada por pessoas. Pessoas essas que são responsáveis por projetos e por dar vida a esse local. As paredes por si nada refletem. As cores, o entusiasmo, a criatividade, o diferencial jamais estará apenas no espaço físico. Por mais lindo que ele possa ser, sem pessoas quem saibam usá-lo de nada ele servirá. Aqui este espaço além de privilegiado é nosso território de explorações e descobertas, de muita aprendizagem e aprendizagem pela vivência.

A Escola então, somos nós: eu e você que fazemos educação diariamente, que acreditamos no potencial de nossas crianças e jovens, que planejamos a partir de valores cristãos, que olhamos esse espaço como local privilegiado de formação, informação, crescimento, desenvolvimento, alegria e competência.

Destaques da Proposta Pedagógica do Colégio Álamo