28 out 2013

Entrevista com professora que realizou o melhor Projeto Pedagógico em 2013

O Colégio Particular Álamo realiza todos os anos sua Mostra Cultural onde apresenta para pais de alunos e convidados as realizações dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O Projeto com o tema “Ler é um Prazer!” realizado pela Professora Marina do 2º ano do Ensino Fundamental 1 foi eleito como sendo o melhor Projeto Pedagógico da Edição de 2013 da Mostra Cultural.

Veja todos os detalhes do Projeto Ler é um Prazer

Confira abaixo a entrevista que o Colégio Álamo realizou com a professora:

Como surgiu a ideia do projeto e sua aplicabilidade no 2º ano do Ensino Fundamental 1 ?

Profª Marina: No Início do ano Letivo, através do planejamento para construção de projetos significativos elencados com o conteúdo do Sistema Positivo de Ensino através dos conceitos e conteúdos que fazem parte da proposta pedagógica de cada ano, surgiu o Tema: Ler é um Prazer.

No 2ºano, os alunos estão em processo de alfabetização e letramento e é justamente nesse ano que a função social da leitura e escrita ganha ênfase na vida escolar dos alunos. Sendo assim, surgiu a ideia de trabalhar com leitura e escrita de histórias e para finalizar todo o processo, lançamos um livro com histórias escritas pelos próprios alunos.

Quanto tempo levou desde o início até a conclusão do projeto?

Profª Marina: O projeto teve 8 meses de duração. Iniciando em fevereiro de 2013 e finalizando em Setembro de 2013.

Qual foi a parte mais difícil do projeto? Você pensou em desistir em algum momento?

Profª Marina: Não existiu parte difícil, apenas foi um trabalho que necessitou muito planejamento, dedicação e envolvimento, principalmente dos alunos. Em momento algum pensei em desistir.

Quando os pais tomaram conhecimento do que seria o projeto?

Profª Marina: Desde o início os pais participaram do projeto, pois os alunos levavam para casa informações sobre o desenvolvimento do trabalho.

Qual a importância da visita externa ( estudo do meio ) para a realização do projeto?

Profª Marina: O estudo do meio foi a vivência de tudo o que haviam estudado, lido e comentado em sala.

Foi como um laboratório para os alunos, que puderam vivenciar todas as etapas da construção de um livro, bem como o contato com um escritor de livro infantil. Foi fascinante, surpreendente e muito enriquecedor.

Que habilidades foram desenvolvidas com as crianças durante o projeto?

Profª Marina: Durante todo o desenvolvimento do projeto, todas as habilidades e competências que envolvem a escrita e a leitura foram trabalhadas, assim como a função social das mesmas.

Qual é a sensação de proporcionar para os pais dos alunos momentos como receberem o livro escrito e autografado pelo próprio filho?

Profª Marina:  A sensação é incrível! Não há satisfação maior quando sentimos que estamos proporcionando aos pais momentos de orgulho, admiração e alegria.

O que você acredita ser o ponto principal para ter ajudado a realizar o melhor projeto pedagógico de 2013?

Profª Marina:  Primeiramente acreditar no trabalho pedagógico sintonizado com desenvolvimento de projetos, bem como trabalho em equipe, onde envolve toda comunidade escolar e família. E Sempre incentivando e motivando os alunos, a proporcionar o prazer na construção do conhecimento da leitura e escrita.