(19) 3514-7373
COMO CHEGARINFORMES 2018 | CANTINA

NOVIDADES E ATIVIDADES DO COLÉGIO ÁLAMO

Veja como colocamos em prática nossa Proposta Pedagógica
5 ago 2014

E o Card Game começa a sair do papel …

Estamos no 3º Bimestre e o projeto Card Game do Colégio Álamo começa a tomar forma e as melhores ideias começam a ser testadas para verificarmos os custos de produção gráfica, custos de logística, taxas sobre venda, impostos e afins para que possamos estabelecer da melhor forma possível, o preço final do produto e como ele será vendido.

Mas, a primeira coisa é termos o nome do jogo e o logo dele. E, dando sequência no processo de desenvolvimento, o Grupo Black Ghost participou de uma tarde de estudo do meio em que fez a direção de criação do logo do jogo, baseado na ideia proposta por ele e que foi a mais votada.

 

 

Por ser um processo longo, o vídeo foi preparado em time lapse, processo que agiliza a velocidade do mesmo. Assim, em 3 minutos é possível visualizar o procedimento que levou aproximadamente 4 horas de trabalho. Ainda há muito a ser feito, como aplicar os padrões nas mais de 40 cartas criadas por todos os alunos, assim como finalizar a embalagem que terá formato de material didático.

Agora os alunos estão aprofundando o pensamento sobre a composição do preço, em quais faixas de preço deveremos posicionar o produto e como serão as formas de comercialização que serão disponibilizadas.  Junto deste processo, lançamentos um hot site do jogo que envolverá um kit de divulgação para patrocinadores com destaque no site com mais de 3.500 visitas por mês, na embalagem, email markeing semanal para base de 1.700 nomes de Valinhos e região, além de amplo destaque na Mostra Cultural de 2014 do Colégio Álamo.

MISSÃO 3B EF2

Este vídeo também é uma tarefa que faz parte da Missão 3B EF2. Cada aluno do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental 2, deverá realizar uma pergunta utilizando o campo de comentários logo abaixo.

Deverá indicar Nome e Sobrenome, e-mail, (não precisa do site) e uma pergunta relacionada com o contexto do vídeo e das profissões envolvidas no processo de design e produção gráfica, dos softwares que foram utilizados, de técnicas que foram utilizadas na criação. Sobre as profissões temos: Designer, Diretor de Arte, Diretor de Criação, Diagramador, Publicitário, Marqueteiro, Produtor Gráfico, Impressor, Ilustrador, Webdesigner, entre outros.

A atividade vale 1 vida e deverá ser realizada até 15/08.

VAMOS PRA CIMA!!! UHAAA!!!

Dúvidas e Comentários

comentários

39 Respostas

  1. André Alves Caracciolo

    Professor,
    1º um dia o jogo Card Game vai ser um jogo para computador e celulares?
    2º Você acha que o jogo seria mundialmente conhecido?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá André,
      você ganhou 1 vida.
      Faltou indicar a sua série.

      Hoje já temos vários jogos do tipo Card Game para computadores e para aplicativos mobile. Sobre o Card Game do Colégio Álamo, acredito que neste ano, teremos somente a versão impressa. Mas nada impede que o projeto tenha continuidade e tenha sua versão para ipad, iphone, online, e afins. Que tal você tentar montar uma versão destas?

    2. Colégio Particular Álamo

      Sim, é possível. Veja o caso do Whats’up. Começou da ideia de 2 jovens e em cerca de 2 anos foi comprado por BILHÕES DE DÓLARES pelo Facebook.
      Ele NUNCA fizeram propaganda. Tudo foi no boca a boca entre as pessoas que curtiram muito o fato de poder trocar mensagens, inclusive de voz, sem pagar nada.
      SIMPLESMENTE ELES DESTRUÍRAM TUDO O QUE CONHECEMOS SOBRE ESTRATÉGIA DE LANÇAMENTO DE PRODUTOS. UHAAAA!!!! ANIMALLLL !!!

  2. Paulo Gabriel Campos do Prado 8º ano

    Olá professor, eu gostaria de saber se o nome final do card game será Amazing Cards ou não, e também se usaram alguma ferramenta diferente do Corel Draw e aquela máquinha que digitaliza desenhos (o qual não lembro o nome).

  3. Kleber Jose Boschini Flho

    oi professor boa tarde sou eu kleber! Bom você disse na aula que nós do sétimo ano deveríamos entrar neste site para publicar uma pergunta.Já que nós estamos fazendo todo o progresso do CARD GAME como nós vamos chamar a atenção das pessoas para conseguir vender o jogo? , bom essa foi minha pergunta até UHAAAAAAAAA !!!!!

  4. Pietro Barros 8 ano

    Oi professor, gostaria de saber se por acaso o card game será vendido só na escola ou em outros lugares?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Pietro,
      boa pergunta. Você ganhou 1 vida.
      A princípio, a venda do card game se dará por encomenda e o canal de venda será o hot site do card game que será criado em conjunto. O conteúdo que está sendo desenvolvido por vocês: conteúdo das cartas, descrição de regras, etc será utilizado no hot site. Outro canal efetivo de venda será o stand na Mostra Cultural deste ano no Colégio Álamo. Isso acontece pelo fato do Card Game ser ainda um projeto piloto. Para ser vendido em lojas por exemplo é preciso constituir empresa, para poder emitir nota fiscal. É preciso consultar um contador sobre como elaborar isso e quanto tempo levaria, pois é um processo bastante burocrático.

  5. Fernanda Roveri 7º ano

    BOA TARDE PROFESSOR. GOSTARIA DE TE PERGUNTAR SE O CARD GAME, SENDO UM MATERIAL DIDÁTICO, OUTRAS ESCOLAS PODERIAM UTILIZAR ESTE MATERIAL OU ELE É UM PROJETO EXCLUSIVO DO COLÉGIO?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Fernanda,
      você ganhou uma vida. A princípio, o Card Game que vocês estão desenvolvendo é um Projeto Pedagógico do Colégio Álamo, sendo um material didático do Colégio Álamo. As questões de direito autoral relacionadas com o autor do Projeto deverão ser estabelecidas junto com o Colégio Álamo, caso o uso deste material didático seja desejado por outros colégios de forma oficial.

  6. Matheus Magri 8°ano

    Olá pelo que já foi falado em aula há uma possibilidade do card game ser vendido fora da escola (através de lojas ou patrocinadores se não estou enganado) , bem através desta informação gostaria de saber quando iremos atrás destes “patrocinadores”, caso isto aconteça e digamos que o card game faça um sucesso nos iremos continuar a produzí-lo?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Matheus, você ganhou 1 vida.
      Sim, vender em lojas é uma possibilidade. Para tanto precisamos, além de patrocinadores, de constituir de forma legal uma empresa para poder vendê-lo e organizar todos os detalhes operacionais disso. Por isso, realizar vendas formais em canais como lojas de brinquedo, não será possível neste momento. Veja também a resposta que dei ao Pietro.

      Neste momento, obter patrocinadores é fundamental para que possamos conseguir zerar os custos necessários para produzirmos o primeiro lote do jogo. Para tanto, agora em agosto vocês realizarão uma atividade totalmente focada na preparação para a abordagem de potenciais patrocinadores como: gráficas rápidas e digitais, prestadores de serviços em Valinhos, lojistas do comércio de valinhos e afins. Vocês receberão uma apresentação simples que irá mostrar os benefícios de patrocinar este projeto e que tipo de exposição os patrocinadores terão.

  7. Kauê Scaranari Alcantara 8º Ano

    Olá professor, penso sobre o Card Game se é um jogo que poderia ser adaptado para jogar em grupo, e com estratégias para poder “COMBAR´´ um ataque com seu colega, para atacar seu oponente. E também gostaria de saber sobre o jogo possuir um tipo de “campo de batalha´´ se assim posso falar, que seja realmente um tabuleiro feito com papelão ou madeira (Custo mais caro), ou se irá ser como muitos do oitavo ano como eu sugerimos, um Caderno Tabuleiro com 96 folhas (ou mais ou menos) para que possa ter um menor custo e mesmo desempenho e caso todas as folhas sejam usadas, poder comprar um novo caderno separado para adquirir para uso, por encomenda ou não. E mais uma pergunta gostaria de saber se o sistema de venda do produto será baseado no Just in Time (JIT), que é um sistema de gerenciamento de produção industrial de produto, que determina o momento exato em que a produção deve ser realizada com base na demanda. Com isso utilizaríamos só o que for necessário, ou seja estoques de matéria prima são eliminados. Obrigado.

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Kauê, você ganhou 1 vida.

      Acredito que você possa sugerir adaptações nas regras para a professora Letícia, que é a coordenadora do projeto, desde que não altere a estrutura do jogo neste momento, para que ela avalie se é possível ou não. O jogo possui um campo de batalha na versão completa e sim, acredito que o modelo baseado em caderno seja utilizado, porém com 50 folhas, devido ao custo.

      O Just in Time é um sistema de produção e não de venda. Ele foi desenvolvido por montadoras de veículos para ter o menor custo possível com estoque de peças e ao mesmo tempo não ter quebra de oferta de produtos, conseguindo atender a demanda real ( pessoas que compram ) tornando-se assim mais competitivos.

      Faremos parecido: se não conseguirmos patrocinadores que banquem a produção de um lote inicial com 10 jogos completos + 20 kit de 40 cartas, faremos sob encomenda ou sob demanada com prazo de entrega de 1 semana.

  8. Luis-Fernando Sprung 6 ano

    eu quero saber mais sobre o marketing desse grupo e do CardGame. Pode ser que depois nós podemos vender tudo nos outros países por exemplo, os estados unidos, por que dá pra ganhar mais dinheiro e muitas pessoas podem escrever as ideias delas. Vocês farão uma patente para proteger o Card Game?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Luis,
      o marketing não é apenas do grupo. O marketing é para o projeto que está sendo desenvolvido pelo 6º, 7º e 8º ano do EF2. Aqui vale explicar que o marketing é tudo que for realizado para estimular o desejo nas pessoas em comprar o Card Game e que esteja relacionado com a criação do produto, a determinação do seu preço, os locais onde se poderá comprar o produto e tudo o que fizermos para divulgá-lo dentro e fora da internet. Para vender para outros países será fundamental termos a parte de internet bem desenvolvida para que o card game possa ser encontrado mais facilmente, inclusive por empresas que queiram revendê-lo ou traduzí-lo. Com certeza será importante pensar em registrar o produto, a ideia. Mas eu acredito que o caminho seja registrá-lo como material didático, utilizando um ISBN pelo autor do projeto.

  9. Brenda Alessandra Munhoz 7º ano

    Olá professor, gostaria de saber se foi usada alguma técnica diferente para a criação do logo?

    1. Colégio Particular Álamo

      Oi Brenda, você ganhou 1 vida.
      Bom não há nenhuma técnica inovadora, diferente do cotidiano. O que foi diferente do normal, foi o processo de criação da ideia do logo. Se você se lembrar, foram determinados 7 grupos diferentes organizados por habilidades e não por afinidades. O objetivo disso, além de deixar os grupo equilibrados, era simular situações que qualquer profissional encontra na vida real quando se vê trabalhando em grupo em uma empresa ou projeto: trabalhar com pessoas que nem sempre temos grande afinidade. Isso traz uma série de dificuldades e desafios que você e seus colegas experimentaram. Agora o trabalho de finalizar o desenho utilizando softwares e equipamentos específicos para isso não utilizou técnicas diferentes das práticas mais comuns de mercado.

  10. ornella Gragnani Siufi - 6°ano

    olá prof,td bem??

    Gostaria de saber quanto vai custar o jogo,tabuleiro e outros.
    tchau bjsss

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Ornella, você ganhou uma vida.

      É uma excelente pergunta. Porém percebo que você esteve ausente logo no retorno das aulas, quando tratamos deste assunto brevemente.
      Pois bem, chegamos a conclusão de que teríamos um custo muito alto para desenvolver embalagem + tabuleiro + caderno de notas + cartas.
      Como o Card Game também é um material didático, estudamos o formato de caderno, o que reduziu muito nossos custos. Neste momento, semana do dia 13/08, os alunos do sexto ano trarão sugestões sobre como guardar as cartas junto do carderno. Sobre o valor total dos custos, ainda estamos estudando, mas sobre os preços finais já temos uma faixa de preço que é: somente cartas é de R$ 20 a R$25 e Completo de R$50 a R$65

  11. isadora magrini 6 ano

    ola professor rogerio eu sou a isadora do sexto ano .
    como seria a embalagem do jogo e onde nos venderiamos o card game

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Isadora, você ganhou 1 vida.

      A embalagem do jogo seguirá a ideia proposta pelo grupo Black Ghost, que foi o finalista mais votado. Porém o formato da embalagem irá mudar, conforme estamos debatendo em sala de aula e lembrando que estamos buscando um custo melhor para o jogo completo. Com certeza o principal canal de vendas será a internet. Precisamos buscar parceiros e entender como seria possível vender o jogo em outros canais, como lojas. Mas há toda a parte burocrática envolvida e acredito que não realizaremos esta etapa nesta versão do projeto.

  12. Lorena Calixto 7° Ano

    Bom…Olá!
    Gostaria de saber qual seria a maior dificuldade na hora de tirar do papel para o Computador? E também o ponto importante que fez com que o Black Ghost ganhasse?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Lorena, você ganhou 1 vida.

      A maior dificuldade é o teste de cores, formatos e mudança de detalhes. Veja que no vídeo gravado no post acima, há momentos em que comparamos cores das laterais da carta com uma pata de onça. Lembre-se deste momento que você participou: vocês sugeriram cores, fizemos comparações e vocês decidiram pelas cores que estão lá. Esta parte é a mais difícil pois consome muito tempo. Sobre o ponto importante que fez com que o grupo de vocês fosse o escolhido entre os finalistas, foi a preferência dos internautas que votaram mais em vocês, conforme o resultado divulgado. Agora o que fez vocês ficarem entre os 3 foi o comprometimento com o projeto durante todas as etapas desenvolvidas no 2º Bimestre de 2014

  13. Nicoli Bertarello 6° ano

    Olá professor… eu vi que você falou em um comentário que o lançamento oficial do jogo vai ser na Mostra Cultural do Colégio Álamo que acontece em Outubro, certo? Eu gostaria de saber se as pessoas que estiverem na Mostra também poderão jogar, ou só os alunos vão jogar?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Nic, você ganhou 1 vida.
      Depende da quantidade de cartas e do espaço que teremos disponível. Além disso, para quem nunca jogou, teremos que explicar como se joga. Acho que para efeito de divulgação do jogo neste dia será melhor as pessoas olharem vocês jogando. E também, ainda precisamos definir como ocorrerá o campeonato e se acontecerá no dia da mostra cultural ou se em outro dia.

  14. Fernanda Roveri 7 º

    Olá professor! Durante a ultima aula você nos entregou uma folha da missão 3B EF2 3 2014, e nele consta que nós poderíamos consultar um vídeo, que nesse caso seria ” Patrocine o Card Game do Colégio Álamo” porem eu não achei nenhum vídeo com esse nome. A onde ele foi publicado? Obrigada!!

  15. Paula Maria Andre 8º Ano

    Ola, prof. gostaria de saber como levaremos o card game para fora da escola? como faremos a publicação desse jogo..

Escreva comentários e dúvidas