(19) 3514-7373
COMO CHEGARINFORMES 2018 | CANTINA

NOVIDADES E ATIVIDADES DO COLÉGIO ÁLAMO

Veja como colocamos em prática nossa Proposta Pedagógica
16 fev 2014

Criar o que não existe com aquilo que você não tem

 

Uma das melhores definições sobre empreendedorismo que eu tive a oportunidade de ouvir:

Empreendedorismo é criar o que não existe com aquilo que você não tem.”

Simples. Direto. Sintetizador. Prático.

Aliás, ouvi várias vezes de diferentes pessoas. Acho que a primeira foi em um discurso do Nizan Guanaes

Consegue expressar a essência do empreendedor de sucesso, aquele que realiza seus sonhos. Aquele que consegue tirar as ideias da cabeça ou do papel e transformá-las em algo real, que resolve problemas e que gera prosperidade.

“Criar o que não existe…” é fazer algo que ninguém esperava que fosse feito. Um exemplo que gosto muito se dá com 2 fotos tiradas durante a posse de Papas. Numa delas, quase nenhum smartphone e na outra, 5 anos depois, quase ninguém sem um smartphone. Graças à Steve Jobs, fundador da Apple, um mercado bilionário foi criado.

antes

ipad iphone 2013

Não deixe sua mente tornar o conceito de empreendedorismo limitado a “ter um comércio”ou “ganhar dinheiro”.

Empreender é viver. Viver seus sonhos, seus ideiais em sua plenitude de prosperidade. É transformar um pensamento sobre algo em resultado funcional e financeiro, tornando algo melhor do que era antes.

” … com aquilo que você não tem.”

Empreender é vender. Vender sua ideia para outras pessoas. Alguém ou alguns terão que acreditar em você e no potencial da sua ideia para que você obtenha os recursos necessários para tirá-la do papel.

Empreender é apaixonar-se todos os dias por desafios, grandes quebra-cabeças, que nos permitem nos percebemos como peças de algo muito maior e principalmente, entendermos que nem sempre nossas ideias são realmente boas o suficiente. E quando isso acontecer, não tem problema. Basta começar tudo de novo, com uma nova ideia.

Empreender é um estilo de vida! É uma forma de encarar os desafios que a vida lhe dá de presente.

Empreender é ter atitudes que fazem diferença na sua vida, na sua casa, na sua escola, no seu emprego, na sua cidade na empresa que você criou.

Empreender e ser auto-responsável pela sua prosperidade. Empreender é transformar oportunidades em prosperidade.

E aí? Está pronto para começar a empreender desde já ?

 

Dúvidas e Comentários

comentários

9 Respostas

  1. Luciane Rossi

    Professor, qual estratégia podemos usar para abordar empreendedorismo sem falar em “ganhar dinheiro”?

    1. Colégio Particular Álamo

      Olá Luciane,

      Esta é uma pergunta interessante. É fato que quando se pensa em empreendedorismo a primeira imagem que vem à mente é a de um negócio próprio, uma empresa lucrativa, um dono de negócio feliz e rico.


      Não existe negócio sadio sem dinheiro.


      Mas, a diferença entre um empreendedor e alguém que somente foca em ganhar dinheiro, é que para o empreendedor o dinheiro nunca foi, nunca é e nunca será a finalidade. Ele sempre será recurso, fundamental aliás, para realizar seus objetivos como empreendedor e seus sonhos como pessoa.


      Empreender é ter uma atitude de prosperidade. É ter um comportamento com foco na vitória, na conquista de objetivos, no desprendimento de hábitos e comportamentos que o impedem de ter uma vida cada vez mais plena. É dedicar-se antes para receber depois.


      Empreender é arriscar, realizar algo novo, é tornar a vida melhor. Pense por exemplo no problema do desmatamento. Agora pense no pen drive e na porta usb. Um funcionário, engenheiro, pesquisou e criou há alguns anos atrás, não muitos, a porta usb, e outros a memória sólida e depois o pen drive.


      Quantas árvores são poupadas todos os dias porque você não precisa mais usar papel do jeito que você precisava há alguns anos atrás?


      Mas, esta pesquisa foi patrocinada por uma empresa que queria ganhar dinheiro. O Dinheiro viabilizou a inovação.


      Empreendedorismo e Recursos, sejam conhecimento, tempo, pessoas envolvidas e dinheiro, sempre andam de mãos dadas.


      O importante é ter o foco na realização sustentável, lucrativa. Empreendedorismo é atitude, não é lucro.


      Para ilustrar, veja esta palestra do David Portes

      1. Colégio Particular Álamo

        Sobre sua pergunta, Isadora,
        autoestima é a confiança que você tem em você mesmo para viver o que a vida lhe entrega. Quando surgir um desafio, a necessidade de resolver um problema, uma apresentação em público, enfim, algo que de alguma maneira lhe põe à prova sobre sua capacidade de realizar, você precisa de autoestima para fazer. É a fé que você tem em você mesma sobre sua capacidade de conseguir. É o amor que você sente por você mesma e que te faz dizer sim ou dizer não para uma determinada condição.
        Você tem autoestima quando sorri para si mesma e de forma leve e descontraída entende o que você pode fazer e o que você precisa de alguém para lhe ajudar.

        Veja o vídeo FANTÁSTICO sobre autoestima no post Como anda sua autoestima?

  2. Fernanda

    Olá professor ,
    minha amiga o ano que vem já se forma e ela gostaria de trabalhar com animações , como nemo , frozen , madagascar . Só que ela não sabe qual a faculdade ela deve cursar , ou que cursos fazer . Qual a sua sugestão ?
    Obrigada pela atenção

  3. Brenda Munhoz

    Olá professor, como podemos dizer essa frase com um conceito diferente: ” Não deixe sua mente tornar o coneito de empreendedorismo limitado…”

Escreva comentários e dúvidas