11 maio 2016

Cidade do Livro ? Estudo do Meio Fundamental 1

Fundada em 1997, a Cidade do Livro é um espaço cenográfico tematizado, no qual milhares de crianças se divertem todos os anos.

O grande diferencial é que este projeto é altamente educativo e ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura.

Nos vários ambientes distribuídos por uma área de dois mil metros quadrados com forte apelo visual, nossos alunos aprenderam a importância dos livros e temas transversais como: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.

Uma Viagem inesquecível!

Em uma livraria infantil, as crianças embarcaram para uma cidade cenográfica por meio de uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e ajudam a formar, desde cedo o hábito da leitura.

Etapas

• Prefeitura: teatro interativo de bonecos
• Vila do Saber: contação de histórias
• Lava-rápido: higiene pessoal e economia de água
• Bicholândia: oficina de atividades manuais
• Praça do Papel: árvore falante
• Castelo das Delícias: lanche e coleta seletiva de lixo
• Cantinho da Leitura: manuseio e compra de livros

Mistério e conhecimento!

O passeio foi marcado pelo clima de mistério, aventura e descoberta. com a ajuda do Detetive Xerox Holmes, os alunos participaram de uma investigação em uma editora abandonada. A cada novo mistério desvendado, o grupo aprendeu sobre o universo do livro e da leitura, explorou o trabalho em equipe, a percepção e seus conhecimentos gerais, trabalhando medos, ansiedades e limites.

Etapas:

• Sala do Editor: multimídia sobre o universo literário
• Sala da Lareira: dinâmica sobre leitura e profissões
• Biblioteca: teatro interativo com os personagens
• Museu do Livro: trabalho em equipe para buscar as pistas
• Refeitório: lanche e coleta seletiva do lixo