4 fev 2016

Adaptação Escolar na Educação Infantil

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na Educação Infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive,  ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.

Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.

O processo de adaptação da criança ao novo mundo da escola é fundamental para sua formação sócio-cultural. Muitas pessoas estão envolvidas neste período, não apenas a criança em si, mas professores, colegas, pais e toda a comunidade escolar. É uma fase delicada, que requer grande atenção e dedicação por parte de todos.

Nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação,  pois acreditamos que a sua presença trará segurança à criança facilitará a formação de vínculos afetivos com o professor e com os demais colegas de seu filho.

Muitas vezes essa adaptação não é só da criança. Os pais também precisam estabelecer um vínculo de confiança sólido com a escola.

Uma  boa adaptação da criança à escola requer confiança e ajuda por parte dos pais, é comum que a família fique ansiosa. Estamos falando de “marinheiros de primeira viagem”, para quem o momento é de muitas incertezas: o filho vai ficar bem na escola? Vai gostar? Vai se adaptar a todas as novidades? E se chorar demais?

A entrada da criança na escola acontece cada vez mais cedo e vários cuidados devem ser tomados, portanto listaremos algumas dicas práticas aos pais:

• Explicar à criança que ela ficará em um lugar chamado escola. Nesse lugar vamos para aprender, brincar e encontrar outras crianças e adultos;
  • Não esconder informações e tão pouco criar outras, para que a realidade seja sempre compatível com as informações geradas;
  • Cumprir os horários estabelecidos para este período. Minutos significam horas para as crianças;
  • Lembrar sempre que o choro faz parte desse processo e que muitas vezes a criança pode utilizar-se deste recurso para conquistar o que deseja, cabe aos pais serem firmes nas condutas discutidas com a professora em sala;
  • Perguntar tudo o que quiser para a professora ou a coordenadora para que ela possa tirar todas as suas dúvidas.

Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.

Equipe Álamo